Design de jogos de tabuleiro: Material de referência na web 27 de julho de 2017

Logo que comecei a me interessar por design de jogos de tabuleiro, comprei 3 livros entre uns 6 ou 7 que existem na Amazon, e me decepcionei.

2 deles eram excessivamente voltados para a parte comercial da carreira: como publicar seu jogo, como se relacionar com a editora, etc. E o outro, o incensado “The Art of Game Design – a Book of Lenses”, era muito focado em video games.

O que eu queria eram análises das mecânicas mais conhecidas, técnicas para fazer o balanceamento, dicas de como engajar o jogador, e isso nenhum dos livros me dava.

Pouco a pouco, fui vendo que esse conhecimento estava sendo maciçamente produzido não em livros, mas na internet. Hoje eu acompanho cerca de 30 blogs que me ajudam a entender mais e mais sobre game design.

Esses são os que eu mais gosto (pra todos, é preciso saber ler bem em inglês):

Cardboard Edison
http://cardboardedison.tumblr.com/
Se for seguir apenas um blog de game design, siga esse. Ele é um agregador de conteúdo, pescando os posts mais interessantes de outros sites e juntando para quem não tem como seguir tanta coisa. E tem conteúdo original também, incluindo uma série de entrevistas com designers que vale à pena ler. Minha favorita é essa com o autor do Imhotep, meu jogo favorito desse ano: http://cardboardedison.com/…/meaningful-decisions-phil-walk…

Games Precipice
http://www.gamesprecipice.com/table-of-contents/
O Games Precipice faz um trabalho enciclopédico, com textos individuais sobre as principais mecânicas, as principais características de jogos (tempo de jogo, número de jogadores, downtime, analysis paralysis), análses de jogos clássicos (Terra Mystica, Bohnanza, Power Grid) e entrevistas com designers celebrados (Vital Lacerda, Jamey Stegmaier). É tudo o que eu esperava que um bom livro de design de jogos de tabuleiro seria.

League of GameMakers
http://www.leagueofgamemakers.com/
É a Mansão das Peças americana, mas com postagens muito mais frequentes que a gente . Um grupo de designers que se juntou para produzirconteúdo mais descompromissado, em geral com aquele clima meio Buzzfeed: dicas para fazer sua campanha no Kickstarter, dicas pra escrever manual de regras, “5 coisas que aprendi com o jogo tal” e coisas do tipo. E eles postam com uma frequência absurda, às vezes mais de um por semana, então sempre tem coisa nova pra ler.

Coalition Games
http://coalitiongames.com/wordpress/
A Coalition é uma empresa de playtestes: você manda seu jogo para eles, eles playtestam repetidas vezes e traçam um diagnóstico. Para comprovar essa expertise, eles começaram um blog que não tem tido muitas atualizações, mas também tem pretensões enciclopédicas. A melhor sequência de textos é a que define os “6 pilares do game design”.

Opinionated Gamers
https://opinionatedgamers.com/
Este é um site de reviews, mas as opiniões são bem embasadas, e da crítica dos autores dá pra tirar diversas lições de game design. Além disso, ajuda a manter atualizado com os lançamentos mais recentes. Outro ponto positivo é que as atualizações são constantes, pelo menos 2 por semana.

Justin Gary
http://www.justingary.com/
Designer do Ascension, o Justin Gary faz textos sobre teoria bem objetivos. Vários bons conselhos.

Mechanics & Meeples – http://www.mechanics-and-meeples.com/
Blog com posts esparsos mais muito bons. Vai desde teoria pura até análises de mecânicas de jogos, reviews e entrevistas com autores.

Daniel Solis
http://danielsolisblog.blogspot.com.br/
Site do autor do Metrocity e do Emboscada, publicados pela Funbox. Ao falar sobre o desenvolvimento dos próprios jogos, o processo criativo dele fica bem transparente. Dicas também sobre design gráfico para jogos. Vale seguir também o perfil dele no Twitter: https://twitter.com/danielsolis

James Mathe
http://www.jamesmathe.com/

Dono de loja nos EUA e administrador de um grupo de discussão de game design no Facebook (https://www.facebook.com/groups/GameDesignersGuild/?ref=bookmarks), os textos do James Mathe são mais voltados para a parte de business do game design. Tem posts com conselhos práticos para designers, editoras, distribuidoras, lojistas.

What you’re missing 
https://boardgamegeek.com/geeklist/63412…

Blog no BGG com reviews de jogos pouco conhecidos. O texto do autor é fenomenal, didático, rabugento e apaixonado ao mesmo tempo.

 

2 thoughts on “Design de jogos de tabuleiro: Material de referência na web”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *